sábado, 18 de agosto de 2018

Minha vida na caserna

Completara 18 anos, hora de me apresentar no Exército, o mais próximo era o batalhão comandado pelo então coronel Erasmo Dias, que anos mais tarde teria em seu currículo o fato de ter invadido a PUC/SP com sua cavalaria. Mas o fato é que me apresentei no Segundo BC - Batalhão de Caçadores, em São Vicente, litoral paulista. Durante a manhã tivemos de tirar a roupa, passar por uma balança e encostar na parede, onde mediam a altura. Em seguida, as chamadas provas físicas.
Me vi de repente em uma espécie de campo de futebol, com uma corda que atravessada de um lado a outro. Tínhamos de subir e alcançar o outro lado, cada um que se virasse.
Outra prova a que tivemos de nos submeter era um monte de estacas, dessas de postes de luz, em que cada um que mostrasse se era capaz ou não de aguentar.
E outra prova em que subíamos um monte de obstáculos com toras pontudas. Tinha um gordinho que havia tentado a Aeronáutica e a Marinha mas, apesar de todo seu esforço, foi reprovado no Exército. Saiu chorando.
O comandante reuniu todos nós e perguntou: "Quem fez vestibular?". Fui um dos meninos que havia tentado e passado no vestibular. Levantei a mão. Outra pergunta dele: "Quem passou?". Novamente repeti o gesto. Ouvi sua voz grave: "Vocês estão dispensados, podem ir para casa".
Enquanto aguardávamos em fila a hora de pegar o ofício de dispensa do serviço militar, um desses recos surgiu com uma vassoura e uma ordem: "Você aí, o terceiro da fila, venha aqui". Todo mundo quieto. Novamente o soldado arrumou seu uniforme, ajeitou o quepe e insistiu: "Você aí, você mesmo, venha aqui imediatamente".
Não foi o terceiro, mas o quinto da fila que saiu e disse bem alto nos ouvidos do soldado raso: "Você não percebeu, aliás, não tem capacidade nem para se mancar de certas coisas. Nós aqui todos nesta fila em um ano seríamos tenentes, porque aqui é fila do CPOR - o centro preparatório de oficiais da reserva. Ou seja, em um ano meu colega aqui chamado por você estaria dando ordens e você cumpriria em um piscar de olhos. Eu o aconselho a largar a vassoura e se recolher à sua insignificância".
Parece que o soldado está correndo até hoje.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário