quarta-feira, 21 de maio de 2014

Herbert Levy

Processado pelo ministro da Justiça do Presidente José Sarney, arrolei como testemunha o empresário Herbert Levy, criador e presidente do jornal "Gazeta Mercantil". Tinha feito reportagem no "Estadão" a respeito do sumiço de 15 mil sacas de café nos idos dos anos 60 da década passada, informação obtida por senador de respeito (chegou a presidência da República, onde exerceu dois mandatos) e não tinha como falar com o próprio acusado, já que ele inicialmente havia se recusado a responder, mas depois o fez através de processo na Justiça.
Sede da Justiça Federal de São Paulo. Juiz, promotor, advogados e até uma autoridade judiciária enviada pela Presidência da República para acompanhar o caso. A certa altura o juiz perguntou:
"O senhor confirma o sumiço no porto de Santos de 15 mil sacas de café?". Disse sim. A seguir, a autoridade se dirigiu ao ex-deputado da antiga UDN que havia presidido comissão que investigou o caso e Herbert Levy respondeu na lata: "Quanto mesmo? Quinze mil sacas? Mas este repórter aqui (dirigindo-se a mim) foi generoso, foram infinitamente mais, devo assegurar a Vossa Excelência que o jornalista foi modesto, essa cifra é pequena diante do roubo deste cidadão, hoje ministro da Justiça".
Risos da autoridade que tinha vindo de Brasília especialmente para acompanhar o caso.
Fui absolvido do processo, o ministro recorreu à sentença mas perdeu novamente e o caso foi devidamente arquivado.


                                                               O empresário Herbert Levy

Nenhum comentário:

Postar um comentário