quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A longa viagem



Visto assim à distância parece que estamos viajando no tempo, em busca de um passado cheio de glórias. Mas, pensando melhor, vamos ver que a vida mudou pouco. Dias atrás conversava com uma senhora que me falou de sua filha, casada com Ricardo, um menino que morava na mesma rua em que cresceram meus quatro filhos. E onde está Ricardo? Na Irlanda. Fazendo turismo? Não. Trabalhando. Ah sim, como Ricardo se formou, fez faculdade, pós-graduou em Informática, deve estar fazendo inúmeros trabalhos nesta área tão promissora, não é mesmo? Nada disso. Ricardo está se virando como peão em terras irlandesas. Sua esposa, a filha desta sorridente senhora com quem eu conversava, se formou cabeleireira, ganhou uma profissão e soube que há trabalho na Europa para onde foi levando a tiracolo seu marido.
Anos atrás um outro Ricardo, meu irmão, fez o caminho inverso de vovô. Foi trabalhar no Japão em uma fábrica. Engenheiro mecânico formado pela Unicamp, a universidade estadual de Campinas, trabalhou em fábrica de freios, depois foi para a Honda em Manaus e soube que o velho Continente precisava de mão de obra. Não foi trabalhar como engenheiro, mas como peão de fábrica. Juntou dinheiro e comprou apartamento em Santos, onde vive hoje longe da profissão na qual tanto se empenhou. Ricardo, meu mano, se deu bem porque entrou na Receita Federal onde terá uma aposentadoria excelente daqui a alguns anos. 
Meus avós vieram na primeira leva. Meu avô Higa veio no Kasato Maru, em 1908. Meu avô Chinem veio na terceira ou quarta leva de migrantes. Papai não se lembra em que ordem veio aquele navio, mesmo porque há poucos registros em sua memória. O certo é que meus dois avôs sonharam em voltar para o velho continente, mas não conseguiram, partiram antes de conseguir atingir o sonho que os acalentou a vida toda. Creio que foram felizes enquanto passaram por terras brasileiras. Deixaram como herança o exemplo de suas vidas. Creio que isso é alguma coisa.



Um comentário:

  1. Foi um prazer conhecê-lo!
    Espero acompanhar suas novas publicações nesta nova ferramenta.
    Um abraço!
    Marcela Pupatto

    ResponderExcluir