sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Saga

O escritor João Antônio, autor do já clássico "Malagueta, Perus e Bacanaço", com quem tomei alguns pileques, sempre deu opiniões e sugestões maravilhosas, uma delas que eu escrevesse a história dos imigrantes japoneses no Brasil. Integrante da revista "Realidade", hoje estudada em várias universidades como exemplo de bom jornalismo praticado por aqui, teve participação intensa em sua redação, como também havia editado, no Rio, a "Revista de Cabeceira do Homem" pela Civilização Brasileira.
Não me animou a pauta, achei que não havia disposição para investir em algo distante do tempo e apenas próximo do coração. Muitos anos mais tarde fiquei surpreso ao ler o que o meu amigo Fernando Morais escreveu em seu "Corações Sujos", a respeito de um bando de fanáticos que nunca aceitou a derrota do Japão na II Guerra Mundial. Magnífico, simplesmente o melhor livro do grande biógrafo de tantas personalidades influentes (ele prepara as biografias de Lula, Antônio Carlos Magalhães e José Dirceu).
Perdi a pauta do João Antônio que me foi apresentado pelo Professor Wladyr Nader da PUC na redação da Folha de S. Paulo onde trabalhávamos. Muitas foram as ideias que ouvi pelas calçadas da avenida Paulista em conversa com o grande escritor. José Castello também conta que trocou mil confidências com João pelas ruas do Rio, que ele tanto amou.

O escritor João Antônio, autor de alguns livros indispensáveis para o Brasil de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário