domingo, 2 de fevereiro de 2014

Getúlio Vargas

Tinha de, em todas as manhãs, comparecer ao gabinete de deputado que presidia comissão que investigava o sistema financeiro nacional, por coincidência era vizinho do deputado gaúcho Alceu Collares, que tinha como chefe de gabinete uma figura ímpar: um sujeito de bigode retorcido que ia de uma ponta à outra da cara, como o Senhor Morsa de desenho animado. Elegante, macio no falar, ele me convidou para esperar no gabinete que chefiava já que algumas vezes me via postado no gabinete vizinho, fechado ainda àquela hora.
Disse ao Senhor Morsa que não conhecia ainda o deputado Collares, que havia sido governador do Rio Grande do Sul, responsável pelo descobrimento dos talentos de uma de suas auxiliares, uma certa senhora Dilma Rousseff. Mas, nos idos dos anos 70 do século passado, o então deputado Collares havia feito pronunciamentos naquela Câmara elogiando reportagens minhas feitas na "Folha de S. Paulo". Uma honra inigualável.
Mas o impressionante veio em seguida: Senhor Morsa disse que eu era a reencarnação da figura do grande líder brasileiro Getúlio Vargas. Fiquei curioso. Ele contou que havia notado minha presença no gabinete ao lado do seu, e que eu tinha, a seu ver, o mesmo jeito de andar do estadista que se suicidou ainda no exercício do poder. Achava ainda que eu tinha o mesmo olhar do presidente que governou o País diversas vezes acabando com a República Velha e dando os direitos aos trabalhadores brasileiros.

Agora que tem sido publicadas biografias do grande estadista, creio que está mais do que na hora de mergulhar nestas leituras e conhecer melhor ainda esta figura ímpar que, juro, nunca pensei em encarnar. Mesmo porque não acredito nessas coisas de vida pós mortem. A vida está aqui e agora.

2 comentários:

  1. Grandes Memórias! Excelentes textos!
    Também não creio em vida após a morte. Nem Schopenhauer! Nem no criacionismo; nem no Evolucionismo! Até quando não mais houver uma partícula atômica a ser bombardeada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Espero ter você como leitor destas memórias...Felicidade!

      Excluir