domingo, 22 de junho de 2014

José Aparecido de Oliveira

Deputado federal por Minas Gerais, cassado pelos militares em 1964, secretário particular do Presidente Jânio Quadros, o jornalista José Aparecido de Oliveira ao ver pela TV o cartola eterno da Fifa João Avelange disse ter grande admiração por esta figura porque aos quase 100 anos de idade percorria o mundo divulgando os esportes e levando o nome do Brasil por todos os rincões possíveis.

Foi o único amigo de Jânio a visita-lo com frequência quando todos os demais fugiram, com a desculpa de sempre, de que não suportavam ver aquela figura outrora tão dinâmica em uma cadeira de rodas depois de sofrer um acidente vascular cerebral.

Tinha amigos por toda a parte do País. Em tempos difíceis ajudou a levantar "O Pasquim" injetando recursos naqueles tempos difíceis. Nunca revelou isso para ninguém. Todo final de ano reunia amigos em seu apartamento na Avenida Atlântica e não faltavam Niemeyer, Millôr, Cony, Chico Caruso e tantos outros intelectuais e artistas.

Alberto Pinto Coelho, atual governador de Minas, é seu sobrinho. O filho José Fernando foi prefeito de Conceição do Mato Dentro e deputado federal pelo Partido Verde, eu o encontrei na Câmara Federal onde fomos tomar um cafezinho.

Frequentador dos salões da elite, uma vez um quatrocentão paulistano lhe perguntou de que família do ramo dos Oliveira ele descendia, lá pelas bandas das Minas Gerais, ao que ele prontamente respondeu: "Sou descendente direto de Nossa Senhora Aparecida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário